Acidentes
12/08/2013 09:00:00
Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e mata duas pessoas em Pirassununga
Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) próximo à pista. Piloto e copiloto morreram no local. FAB vai investigar causas da queda.
G1/PCS
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\n \n Um\n avião da Academia da Força Aérea (AFA) caiu, na manhã desta segunda-feira (12),\n próximo à pista em Pirassununga (SP).
O piloto e o copiloto que estavam na\n aeronave da Esquadrilha da Fumaça, um Super Tucano A-29, morreram na hora. A\n Força Aérea Brasileira (FAB) disse que já iniciou as investigações para apurar\n os fatores que causaram a queda.\n \n O\n acidente ocorreu durante uma missão de treinamento, por volta das 9h. Segundo a\n FAB, os dois ocupantes da aeronave, capitão aviador João Igor Silva Pivovar e\n capitão aviador Fabricio Carvalho, chegaram a realizar a ejeção, mas morreram\n no local.\n \n O\n A-29 é usado em patrulhamento nas fronteiras do Brasil. O Super Tucano tem\n praticamente o dobro do peso do T-27 e quase o dobro de potência. A velocidade\n máxima também aumentou de 550 quilômetros por hora para 590 quilômetros por\n hora.\n \n No\n domingo (11), durante a homenagem ao Dia dos Pais na cidade, a Esquadrilha da\n Fumaça nem chegou a fazer manobras porque os pilotos ainda estão em treinamento\n com o novo modelo (A-29) que substituiu os antigos Tucanos T-27.\n \n Além\n da equipe de pilotos, mecânicos e demais membros do Esquadrão de Demonstração\n Aéreanbsp; (EDA) também estão em fase de preparação para a transição que está\n prevista para terminar somente no ano que vem.\n \n O\n último acidente com a Esquadrilha da Fumaça foi em abril de 2010 quando um avião\n caiu durante uma exibição em Lages (SC). Na ocasião, o piloto de 33 anos também\n morreu. Durante uma manobra, feita em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de\n Lages, a aeronave T-27 bateu no solo. O avião caiu na beira da pista do\n Aeroporto Federal da cidade, bem perto das pessoas e de residências.\n \n Histórico
\n Em maio a esquadrilha completou 62 anos. A história começou no Rio de Janeiro.\n Instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em\n grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio\n de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilhanbsp; ganhou os próprios aviões.\n \n O\n modelo escolhido foi o norte-americano T6. A esquadrilha foi reconhecida como\n unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983.\n Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país, e em 2002, a troca de\n cores deixou os tucanos ainda mais brasileiros.\n \n \n
O piloto e o copiloto que estavam na\n aeronave da Esquadrilha da Fumaça, um Super Tucano A-29, morreram na hora. A\n Força Aérea Brasileira (FAB) disse que já iniciou as investigações para apurar\n os fatores que causaram a queda.\n \n O\n acidente ocorreu durante uma missão de treinamento, por volta das 9h. Segundo a\n FAB, os dois ocupantes da aeronave, capitão aviador João Igor Silva Pivovar e\n capitão aviador Fabricio Carvalho, chegaram a realizar a ejeção, mas morreram\n no local.\n \n O\n A-29 é usado em patrulhamento nas fronteiras do Brasil. O Super Tucano tem\n praticamente o dobro do peso do T-27 e quase o dobro de potência. A velocidade\n máxima também aumentou de 550 quilômetros por hora para 590 quilômetros por\n hora.\n \n No\n domingo (11), durante a homenagem ao Dia dos Pais na cidade, a Esquadrilha da\n Fumaça nem chegou a fazer manobras porque os pilotos ainda estão em treinamento\n com o novo modelo (A-29) que substituiu os antigos Tucanos T-27.\n \n Além\n da equipe de pilotos, mecânicos e demais membros do Esquadrão de Demonstração\n Aéreanbsp; (EDA) também estão em fase de preparação para a transição que está\n prevista para terminar somente no ano que vem.\n \n O\n último acidente com a Esquadrilha da Fumaça foi em abril de 2010 quando um avião\n caiu durante uma exibição em Lages (SC). Na ocasião, o piloto de 33 anos também\n morreu. Durante uma manobra, feita em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de\n Lages, a aeronave T-27 bateu no solo. O avião caiu na beira da pista do\n Aeroporto Federal da cidade, bem perto das pessoas e de residências.\n \n Histórico
\n Em maio a esquadrilha completou 62 anos. A história começou no Rio de Janeiro.\n Instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em\n grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio\n de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilhanbsp; ganhou os próprios aviões.\n \n O\n modelo escolhido foi o norte-americano T6. A esquadrilha foi reconhecida como\n unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983.\n Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país, e em 2002, a troca de\n cores deixou os tucanos ainda mais brasileiros.\n \n \n
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