Luma Danielle
ImprimirCom o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito” escolhido pelo Contran, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e parceiros realizam uma série de ações para chamar a atenção da população para o comportamento seguro no trânsito. Em Coxim, quatro carros destruídos foram expostos na praça da Concha Acústica, para alertar contra acidentes.
A ação vai de encontro com a Semana Nacional de Trânsito de 2015, que acontece em todo o estado de 18 até 25 de setembro. A programação teve o lançamento um mês antes, trazendo ações com novas formas de abordagens como novidade.
A intenção é conscientizar pedestres, ciclistas e condutores para que sejam capazes de melhorar a convivência entre pessoas e carros nas ruas com simples atitudes como atravessar na faixa, andar pela calçada e respeitar a sinalização.
A exposição dos veículos envolvidos em acidentes tanto em Coxim como na rodovia BR-163 surpreendeu as pessoas e conseguiu a aprovação de quem passava próximo aos carros. “Sou condutora e isso chama mesmo a atenção e nos faz refletir sobre os riscos de dirigirmos em alta velocidade. Desperta a consciência de que temos que dirigir por nós e pelos outros” afirmou a dona de casa Maria Aparecida Alves, de 49 anos.
De acordo com a Gerente Regional de Trânsito de Coxim, Ana Paula Daniel Pereira, as ações vem em consonância com a orientação dos órgãos centrais do Sistema Nacional de Trânsito para 2015, que tem como tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”.
“Um dos objetivos é propor a reflexão de que cada cidadão tem o poder de decidir o seu destino, que é responsável pelas próprias ações e pode sofrer as consequências de suas escolhas” destacou Ana Paula.
Além da exposição outras ações serão realizadas nesta quarta-feira em Coxim com apoio da Prefeitura Municipal, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e GTRAN (Grupamento de Trânsito).
Confira a programação:
16 horas- Blitz educativa com alunos da Escola Estadual Viriato Bandeira
19 horas- Apresentação de slides e informações sobre índices de acidentes com policiais da PRF, PM e Bombeiros.