Quarta-Feira, 2 de Abril de 2025
Acidentes
26/03/2025 09:30:00
Homem de 38 anos morre após ser atacado por abelhas na zona rural de Pedro Gomes

Sheila Forato

Imprimir
Foto: ConexãoPGNews

Um homem de 38 anos morreu após ser atacado por abelhas nesta terça-feira (25), na zona rural de Pedro Gomes. O acidente que matou Renato Teixeira Breda aconteceu na fazenda Dois Irmãos, próximo ao assentamento Piquiri.

Renato chegou a ser socorrido com vida, apesar do estado crítico, e foi levado ao Hospital de Pedro Gomes, mas, ele não resistiu e acabou morrendo. Seu corpo está sendo velado em Coxim. O enterro está previsto para as 17 horas desta quarta-feira (26), no cemitério Central.

Assim que começou a ser atacado, a vítima se embrenhou num matagal. O resgate chegou a ser acionado, porém, não teria localizado Renato, que chegou ao hospital, momentos depois, com ajuda de terceiros.

Ataques por abelhas tem sido cada vez mais comuns. No último dia 12 um idoso de Coxim foi atacado no bairro Vale do Taquari, em Coxim. Ele foi filmado enquanto se debatia no chão até ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Francisco Assis Chagas, de 76 anos, se recuperou no Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim. Já em fevereiro, um homem de 50 anos morreu após ser atacado por abelhas em Figueirão.

Importantes para a segurança alimentar, as abelhas são fundamentais para reprodução das plantas, mas, sofrem com as mudanças da paisagem brasileira, causadas pelo desmatamento e o uso de agrotóxicos. Por isso, elas estão cada vez mais próximas das cidades e, consequentemente, causando mais acidentes.

Especialistas no assunto enumeram alguns fatores que levam aos ataques de abelhas. O primeiro é a migração, que ocorre de março a outubro. Seguido da fome ao perderem o habitat. O calor também é citado, assim como odores e ruídos. Entretanto, a principal causa de ataques envolvendo abelhas é em defesa da colmeia.

Ao avistar uma colmeia mantenha distância. Se existir a necessidade de remoção acione profissionais especializados. O Corpo de Bombeiros está preparado para essa missão. Ao ser picado por uma abelha remova o ferrão do corpo, pois, o ferrão preso na pele desperta uma espécie de "alarme" para outras abelhas da colônia.

Se for atacado por mais de uma abelha tente correr em zigue-zague, tentando proteger rosto e pescoço com as próprias roupas, até encontrar um abrigo, podendo ser, inclusive dentro de um carro. Se tiver em condições remova os ferrões, raspando-os, nunca arrancando, e procure ajuda médica imediatamente.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias