G1/PCS
Imprimir
Um ônibus escolar caiu de um viaduto em Houston na manhã de terça (15), após ser atingido por um carro, matando duas estudantes e ferindo gravemente outras três pessoas, segundo policiais e agentes de educação.
Uma estudante de 17 anos morreu no local, enquanto uma menina de 14 anos morreu em um hospital, segundo a Administração Independente de Educação de Houston (HISD, na sigla em inglês). A motorista e os outros passageiros do ônibus – dois alunos do sexo masculino – estão hospitalizados.
Os nomes dos estudantes não foram divulgados.
“Estamos profundamente entristecidos por esta tragédia”, disse o superintendente Terry Grier em uma declaração. “Peço a toda a comunidade da HISD para se unir a mim em orações por todos os envolvidos”.

O porta-voz da polícia, Victor Senties, disse que investigadores acreditam que um carro bateu na parte da frente do ônibus, do lado do motorista, após desviar de outro veículo durante o intenso tráfego matinal. O ônibus então cambaleou para a direita, atravessou uma mureta de proteção e caiu na pista de baixo, segundo Senties.
A administração escolar diz que o carro que bateu no ônibus estava sendo dirigido por um professor de Houston, que também ficou ferido. Senties disse que ainda é cedo para determinar se haverá algum processo referente ao acidente.
Fotos e vídeos do acidente mostram destroços espalhados ao redor do ônibus amarelo, com sua parte dianteira severamente destruída e o teto afundado.
Os estudantes estavam sendo transportados até a Furr High School, onde também funciona uma escola independente; as garotas que morreram eram alunas das duas escolas. Funcionários disseram que o ônibus estava perto do final de sua rota, e por isso havia poucos alunos a bordo.
Os investigadores estão tentando determinar se câmeras ao longo da rodovia ou nas redondezas poderiam revelar como o acidente aconteceu, de acordo com Senties. Filmagens das sete câmeras de segurança do ônibus também estão sendo analisadas.

Funcionários da escola disseram que a motorista, Louisa Pacheco, trabalha no departamento há cerca de três anos e tem uma ficha sem acidentes. Registros mostram que a última inspeção de manutenção do ônibus foi realizada em junho.
O veículo foi comprado em 2008, e era equipado com cintos de segurança, mas não se sabe ainda se os estudantes os usavam. Nathan Graf, administrador geral de transporte do distrito, disse que é opcional para os estudantes usarem os cintos, porque obrigar o uso é muito difícil para os motoristas.
“O estado do Texas lamenta a perda de estudantes texanos hoje em uma tragédia que nenhum pai deveria jamais sofrer”, disse o governador Greg Abbott em um pronunciamento.
Houston opera o maior distrito de escolas públicas do Texas, com cerca de 215 mil estudantes. O distrito tem 950 ônibus circulando todos os dias, transportando 34 mil alunos.
Policiais disseram que há 15 anos não havia na cidade um acidente envolvendo um ônibus escolar e com vítimas fatais.