Luma Danielle Centurion
ImprimirOs policiais civis Euler Oliveira Martins, de 31 anos, e Anderson Ibanez Neves, de 33 anos, continuam internados na Santa Casa de Campo Grande, eles sobreviveram a um acidente envolvendo uma viatura no NOTII, onde dois colegas, também policiais morreram.
Segundo informações divulgadas em nota pela assessoria de comunicação da Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (16), o quadro dos policiais apresenta uma expressiva melhora.
Policial de Rio Verde, Euler já deixou a ala vermelha do hospital, agora ele está na amarela. Ele não está sedado e aos poucos está se restabelecendo. Seu quadro é estável e ele está sendo acompanhado por familiares.
Anderson foi transferido para o Prontomed e está em um apartamento, conforme a assessoria o policial está respondendo bem ao tratamento.
Possível causa
Anderson que era o condutor da caminhonete Amarok, viatura do Notti (Núcleo de Operações Táticas e Investigativas do Interior), contou ao Delegado de Chapadão do Sul, Danilo Mansur, que a cauda do acidente foi uma falha mecânica.
"Ele explicou que de repente a caminhonete desligou, a direção endureceu e o veículo passou a invadir a pista contrária. Em recente pesquisa, constatei que o problema é mais comum do que parece aos proprietários da Amarok e pode ter sido a causa do acidente", disse o delegado ao site Midiamax.
O problema de fabricação na válvula EGR da Amarok causa o superaquecimento do motor e o travamento da direção. Há milhares de relatos parecidos de acidentes do utilitário com as mesmas características em todo o Brasil. Segundo o delegado, o condutor conseguiu ver que a temperatura estava elevada, momentos antes do veiculo cortar a corrente e travar.
"Ele conta que pisou no freio, mas com a direção travada o veículo ficou de lado na rodovia", disse.
Na internet, o “superaquecimento da Amarok” é bastante comentada entre os integrantes do Clube da Amarok do Brasil. A válvula EGR reaproveita os gases do escape na admissão do motor para reduzir a temperatura da câmara de combustão e, assim, reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, um gás poluente. No caso da Amarok, o defeito provoca um vazamento da água do radiador, que só é notado quando é tarde demais.
E este acontecimento mecânico pode ter sido vivenciado pelos Policiais do Notti.
Acidente
O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (13), na BR-060 em Chapadão do Sul. O VW Amarok do NOTII colidiu com um bitrem carregado de soja. Os policiais Gilberto Rodrigues Fernandes, o "Giba", de 40 anos, e Jardes Diego Souza Monaco, de 28 anos, morreram.
O motorista da carreta, Regis Otero, saiu ileso. Ele disse que trafegava em sua mão quando avistou a caminhonete em sua frente, totalmente desgovernada. Tanto que a lateral da camionete atingiu a frente da carreta, que tinha carregado 35 toneladas de soja na Fazenda Sucuriú, em Chapadão do Céu e seguia para Campo Grande.
Os policiais seguiam de Paraíso das Águas para Chapadão do Sul onde dariam apoio a uma ocorrência.
*Com informações do Midiamax