Da assessoria/LD
ImprimirPara respeitar os direitos dos cidadãos e adequar-se a diversas leis, a Prefeitura de Alcinópolis implantou nas unidades de saúde o atendimento Preferencial e Prioritário para idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo, ou seja, aquelas que ainda não andam.
De acordo com a enfermeira Regina Nogueira, uma das profissionais responsável pela implantação deste atendimento, a iniciativa surgiu da necessidade de promover a cidadania. “Víamos nas unidades pessoas com direitos assegurados em lei sendo lesadas”, explicou.
A enfermeira enfatizou que aos poucos os profissionais da área da saúde, bem como a comunidade em geral, estão sendo orientados sobre o assunto e os gestores pedem respeito e compreensão de todos.
“Mesmo dentro das vagas de consultas médicas, independente da ordem de chegada, o atendimento preferencial e prioritário do público citado deverá ser respeitado”, concluiu.
Apenas situações de urgência e emergência sobrepõem os casos preferenciais. Falando nisso, você sabe o que significam os termos urgência e emergência? Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.
Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas, cólicas renais e febre.
A avaliação sobre o que é emergência e o que é urgência é feita no momento da triagem médica, quando se avalia o quadro, os potenciais riscos, a dor e o sofrimento do paciente.