A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou audiência pública para apresentar demonstrativo do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), referente à origem e a destinação dos recursos repassados ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). A audiência aconteceu na Câmara Municipal, durante a reunião mensal do Programa Bolsa Família.
O coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Nilton Jesus de Oliveira, apresentou um relatório dos atendimentos realizados nos programas Cadastro Único e Bolsa família, bem como pelos benefícios eventuais, visitas domiciliares e oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 0 a 6 anos. Nilton falou ainda sobre campanhas e mobilizações das quais o CRAS foi parceiro e apresentou dados da última Ação Social, realizada em outubro deste ano.
Em parceria com a equipe técnica do CRAS, são realizadas atividades de fortalecimento de vínculo para crianças e adolescentes e também com seus familiares. Para falar sobre o assunto, a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 7 a 17 anos esclareceu sobre as oficinas realizadas na Brinquedoteca local, além das aulas de educação física, hidroginástica, artes, gincanas e atividades recreativas e oficinas pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática.
Já a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, Isabel de Souza Silveira, explicou sobre as atividades realizadas no Conviver, como pintura, bordado, caminhada e outros exercícios físicos, bem como atendimento de fisioterapia e realização de bailes e viagens.
A técnica de vigilância socioassistencial, Dalma Crisóstomo da Silva, realizou a leitura do relatório de atendimentos, incluindo campanhas, abordagem social, busca ativa, atendimentos individuais e familiares.
O representante do setor contábil da Prefeitura de Alcinópolis, Agncílio Pereira da Rocha, encerrou a Audiência com a apresentação, por meio de balancetes, os investimentos do FEAS do início do ano até o mês de outubro, bem como a execução financeira deste recurso que é repassado mensalmente diretamente ao FMAS. “A Secretaria Municipal de Assistência Social do município investiu até o mês de outubro 7,21% de recursos ordinários”, explicou.