Metro/PCS
ImprimirTransferir os pontos na carteira de motorista e indicar o verdadeiro infrator (quando ele não for o proprietário) ficou mais fácil. Agora, basta uma selfie e a assinatura na tela do celular.
A novidade funciona no aplicativo do Detran paulista (Departamento Estadual de Trânsito), que está disponível para Android e IOS. Para utilizar o serviço o motorista precisa estar cadastrado no portal do departamento. No aplicativo, basta selecionar a opção “indicar condutor” e selecionar a infração.
Tanto o proprietário do carro quanto o motorista que cometeu a infração e, por isso, vai receber a multa precisam tirar a selfie e assinar. Também é necessário informar o CPF e o número da habilitação. As assinaturas devem ser idênticas à que consta na CNH.
Feito isso o Detran vai analisar a solicitação. O motorista poderá acompanhar o status do pedido pelo site ou pelo próprio aplicativo.
Mas a novidade é válida apenas para as multas sob responsabilidade do Detran-SP –aplicadas pela Polícia Militar em perímetro urbano.
Pelo site
Quem não for usar o app pode fazer a transferência dos pontos de multas pela internet. Tanto o Detran quando a Prefeitura de São Paulo oferecem a alternativa.