Sábado, 23 de Novembro de 2024
Brasil
17/03/2016 18:30:00
AGU recorre contra suspensão de Lula e nega 'desvio de finalidade'
Recurso contesta suposto 'desvio de finalidade' na nomeação de Lula. Segundo ministro, recurso também questiona 'imparcialidade' de juiz.

G1/PCS

Imprimir

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, informou nesta quinta-feira (17) que já recorreu, junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), da decisão proferida pela manhã que suspendeu a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

Em entrevista à imprensa, Cardozo negou que tenha havido “desvio de finalidade” ou “desvio de poder” na escolha do petista para o cargo no governo.

“Não é a razão da nomeação uma tentativa que [Lula] se furtasse a uma investigação. A finalidade é indiscutível […]. É a compreensão da presidente de que o presidente Lula, com sua experiência administrativa, sua capacidade de liderança, pudesse integrar o governo federal”, afirmou o ministro-chefe da AGU.

Segundo Cardozo, o recurso ao TRF também questiona a imparcialidade do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, que suspendeu a nomeação.

“É uma pessoa que exerce a magistratura dentro daquilo que seus estatutos preconizam. Mas é uma pessoa que se tem engajado publicamente numa militância política em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff. Não foram poucas as mensagens e engajamentos como cidadão, sem sombra de dúvida, na questão relativa à um posicionamento pelo fim do governo da presidente Dilma Rousseff”, disse.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias