CGN/LD
ImprimirUm apagão nacional deixou alguns municípios de Mato Grosso do Sul sem energia, por volta das 7h30, nesta terça-feira. Corumbá, por exemplo, ficou 30 minutos sem luz.
Conforme a Energisa, concessionária que distribui energia elétrica para 74 dos 79 municípios de MS, houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Ainda de acordo com a empresa, como proteção, por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.
"O restabelecimento do serviço está sendo feito à medida que o operador libera". A concessionária ainda faz o levantamento de quantos municípios ficaram sem energia no Estado.
Em nota divulgada pelos sites nacionais, o coordenador do Cemaden, (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), José Morengo, disse que a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.
"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", destacou.
Além de MS, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 12 Estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraíba.