CE/PCS
ImprimirA montadora Ford, anunciou nesta segunda feira (11), o fechamento de três fabricas no Brasil, deixando de produzir veículos no país.
Conforme o anúncio, serão fechadas as fábricas de Camaçari, na Bahia, Taubaté em São Paulo e a fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará.
Segundo o comunicado, o encerramento das produções no Brasil faz parte de um processo de reestruturação da empresa, mas que está, não deixará de fornecer produtos para seus consumidores brasileiros.
A Ford explica que a pandemia foi parte importante dessa tomada de decisão, "a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas", pontuou.
A sede administrativa da América do Sul, continuará sendo mantida no Brasil, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas.
O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, explica a importância das mudanças que a montadora decidiu realizar, e como a marca continuará fazendo parte da vida dos brasileiros.
"A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro", ressaltou.
O presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, Lyle Watters, ressaltou a preocupação que a marca tem em facilitar o processo de aquisição de seus consumidores no país, mesmo com o encerramento das fabricações.
“Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio. Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia. Isso se tornará evidente ao trazermos para o mercado uma linha empolgante e robusta de SUVs, picapes e veículos comerciais conectados e eletrificados, de dentro e fora da região".
Camaçari e Taubaté, manterão apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021.
Em decorrência do anúncio, a Ford prevê um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021.