G1/LD
ImprimirA vereadora Marielle Franco recebeu homenagens no carnaval de 2019 a poucos dias de seu assassinato completar 1 ano.
Ela foi citada em desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, e lembrada também em blocos de rua.
Veja abaixo as homenagens:
Mangueira
A Estação Primeira de Mangueira homenageou a parlamentar no enredo que reverenciou heróis da resistência negros e índios da história do Brasil. A viúva da vereadora Marielle Franco, Mônica Benício, participou do desfile e, ao final, disse que o desfile "só concretiza a ressignificação" daquela noite de 14 de março, quando Marielle foi assassinada. A escola ganhou o prêmio Estandarte de Ouro, oferecido pelo jornal O Globo, de melhor escola do Grupo Especial em 2019.
Também estiveram presentes o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) e o vereador Tarcísio Motta (PSOL).
Vila Isabel
A família de Marielle desfilou no último carro da Vila Isabel, que tratava do mal da escravidão que afligiu o Brasil. Eles representaram a emancipação e poder femininos – em especial da mulher negra, como defendia a vereadora – e dos movimentos negros de todo o país.
Os familiares representaram a emancipação e poder femininos – em especial da mulher negra, como defendia a vereadora – e dos movimentos negros de todo o país.
Vai-Vai
Marielle foi homenageada pela Vai-Vai em um mosaico com uma foto dela com a expressão "Marielle presente", na ala "Eu tenho um sonho". A escola mostrou as lutas do povo negro e o que chamou de "quilombo do futuro”.
Anielle Franco e Luyara Santos, irmã e filha de Marielle Franco, foram destaques do desfile. "O samba falava muito da Marielle e sobre o que ela significou para a gente enquanto viveu e, agora, com o legado que deixou. Ainda estou em êxtase", disse Anielle.
Bloco Ilú Obá de Min (São Paulo)
O cortejo do Ilú Obá de Min apresentou no domingo (3) uma música composta em homenagem a Marielle. O Ilú é um bloco afro de São Paulo no qual só mulheres podem cantar e tocar.
Orquestra Voadora (Rio)
A Orquestra Voadora homenageou Marielle na terça-feira de carnaval no Aterro do Flamengo. Além de levar uma imagem da vereadora, participantes também pediram justiça.
Bloco 'Simpatia é quase amor' (Rio)
O bloco, que comemorou 35 anos em seu desfile pelas ruas de Ipanema, tinha uma grande bandeira com a imagem da vereadora.
Cordão do Boitatá (Rio)
O cordão, que reuniu cerca de 65 mil pessoas, fez uma homenagem à vereadora no meio da apresentação.
Toco-Xona (RJ)
O bloco, que contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas, também lembrou Marielle, com a presenta da viúva da vereadora.