Sábado, 7 de Junho de 2025
Brasil
14/05/2014 11:33:39
Mais da metade dos brasileiros admitem comprar por impulso
Foram ouvidas 694 pessoas sobre a relação dos consumidores brasileiros com o uso do crédito e as compras por impulso.

Terra/AB

Imprimir
A\n maioria dos brasileiros (52% do total de entrevistados) fez alguma \n compra por impulso nos três últimos meses. É o que revela pesquisa feita\n em todo o país por meio do portal de educação financeira Meu Bolso \n Feliz, divulgada hoje pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). \n Foram ouvidas 694 pessoas sobre a relação dos consumidores brasileiros \n com o uso do crédito e as compras por impulso.\n \n Os produtos mais comprados por impulso nos últimos três meses \n foram roupas (29%), calçados (19%), eletrônicos e celulares (18%) e \n perfumes/cosméticos (12%). Por impulso, as mulheres compraram mais \n roupas (33%) e calçados (19%), enquanto os homens compraram mais \n eletrônicos e celulares (26%) e roupas (24%). A principal justificativa \n dada pelos consumidores foram os descontos e as promoções.\n O local onde as pessoas mais compram por impulso é o shopping \n center: 35% do total de entrevistados disseram que as compras supérfluas\n foram feitas em shoppings, seguido por 23% que informaram fazer isso \n por meio das lojas virtuais.\n \n "Às vezes parece imperceptível, mas fatores psicológicos, \n subjetivos e emocionais exercem muita influência nas decisões \n financeiras. Por uma questão de status, algumas pessoas compram \n desmesuradamente apenas para impressionar a família, os amigos e até \n mesmo o vendedor da loja, para alimentar a autoestima. Sem planejamento,\n essas pessoas adquirem produtos supérfluos e acabam se endividando \n excessivamente", disse José Vignoli, educador financeiro do portal Meu \n Bolso Feliz.\n A pesquisa também apontou que 45% dos entrevistados não \n enfrentariam grandes problemas ao pagar tudo à vista. No entanto, um \n quarto dos consumidores admitiu que não conseguiria comprar sem \n parcelar. O crédito é visto como algo positivo para a maior parte dos \n consumidores ouvidos pela pesquisa. Para 52% dos brasileiros, o crédito é\n sinônimo de algo positivo porque ajuda a realizar sonhos. Para 30%, é \n bom porque ajuda em momentos de emergência e para 7% é algo ruim porque \n incentiva o descontrole.\n \n Um em cada três consumidores ouvidos pela pesquisa demonstrou \n falta de planejamento com suas compras: 35% deles admitiram não ter o \n hábito de olhar o extrato bancário antes de fazer uma compra parcelada e\n 12% chegam a incorporar o limite do cheque especial e do cartão de \n crédito ao orçamento disponível para ser gasto no mês.\n \n "O cheque especial só deve ser usado em casos emergenciais, não \n como fonte de renda para gastos mensais. Já o cartão de crédito \n transmite à pessoa a falsa sensação de não estar gastando. Esse é um dos\n grandes perigos para quem não está maduro o suficiente para lidar com o\n crédito de maneira correta. É fundamental sempre checar na fatura o \n valor total das compras antigas antes de se fazer uma nova dívida no \n cartão", disse Vignoli.\t \t \t \t
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias