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ImprimirA mesma quantidade de chocolate pode custar até três vezes mais dependendo da forma como é embalada. Isso faz com que muitas pessoas se perguntem por que os ovos de Páscoa custam tão mais caro que as barras de chocolate.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab) informa que os ovos passam por um processo de produção de alta complexidade, que acarreta maiores custos de fabricação.
De acordo com a Nestlé, esse processo exige um “maior investimento por parte da empresa em uma série de necessidades específicas, como maior quantidade de trabalhadores na linha de produção e na força de vendas, maquinários adequados para fabricação dos chocolates em formatos diferenciados, embalagens específicas para os produtos, acondicionamento e transporte dos produtos até o ponto de venda, entre outros fatores que são de grande relevância para a entrega de produtos de qualidade para a data”.
Outra diferença é que o processo de embalagem dos ovos é feito manualmente, enquanto as barras são embaladas mecanicamente. A Abicab diz ainda que as embalagens dos ovos são maiores e mais sofisticadas do que as das barras de chocolate.
“Vale lembrar que estes produtos são muito frágeis, sendo necessário adotar processos especiais de produção, logística e armazenamento com cuidados adicionais”, informa a Abicab.
Segundo a entidade, estão embutidos na composição de preço dos ovos custos com divulgação, além da contratação de mão-de-obra temporária.
Para a Nestlé e a Garoto, o período de Páscoa gera em torno de 3.000 postos de trabalhos temporários, que vão desde a fabricação dos produtos, até a sua entrega no ponto de venda. “Por tratar-se do momento mais importante do ano para a companhia no segmento de chocolates, há a necessidade de um grande investimento para a força de produção e vendas, a fim de entregarmos o produto final com a melhor qualidade ao consumidor.”
Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP mostrou que o preço dos ovos de chocolate subiu 0,51% em São Paulo na comparação com a Páscoa de 2016. Já as barras tiverem um incremento de preço de 18,48% no mesmo período.
A Lacta e a Nestlé informam que os preços são ajustados de acordo com a inflação. A Lacta ressalta que da Páscoa 2016 para a deste ano houve aumento no IPI de chocolates e também reajuste nas tabelas de MVA em determinados estados, que balizam o cálculo das alíquotas de ICMS. “Adicionalmente, os preços promovidos pelo varejo seguem uma estratégia definida por cada cliente, uma vez que estes possuem seus próprios modelos de precificação.”