Brasil
30/11/2013 11:36:36
Reclamações contra empresas somam 7,6 mil na Black Friday
O site Reclame Aqui, especializado em reclamações de consumidores, criou uma página especial para avaliar os serviços durante a Black Friday, sexta-feira de descontos em lojas de todo o País.
Terra/AB
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\n \n \n \t O site Reclame Aqui, especializado em reclamações de consumidores, \n criou uma página especial para avaliar os serviços durante a Black \n Friday, sexta-feira de descontos em lojas de todo o País. De 0h de \n sexta-feira até 0h de sábado o site recebeu 3.069 denúncias. As lojas \n que mais receberam reclamações foram Extra (577), Submarino (485), Ponto\n Frio (388), Americanas (311) e Casas Bahia (177). Contando o RA Chat, \n canal que integra os chats das lojas com o Reclame Aqui, foram \n registradas 7.606 reclamações. Conforme o site, em seis horas, as três \n primeiras colocadas no ranking já bateram os próprios recordes de \n queixas em um dia neste ano. Todas as cinco primeiras ultrapassaram a \n média de queixas diárias.\n \n \t O ranking criado pelo Reclame Aqui era atualizado constantemente \n durante o dia e funcionava como um "termômetro" das empresas com mais \n acusações. As denúncias foram sobre problemas como mau atendimento, \n queda dos sites, propaganda enganosa e "maquiagem de preços" (queixa \n comum na última edição da Black Friday, quando lojas teriam aumentado \n preços dias antes para simularem descontos). Procurado, o Grupo Pão de \n Açúcar, responsável pelas lojas virtuais do Extra, Ponto Frio e Casas \n Bahia, afirmou que pauta suas ações de acordo com a lei e "com premissas\n que asseguram os direitos e o bom atendimento aos consumidores". "As \n redes reiteram que as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são \n legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os \n clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção.\n \n \t As empresas também oferecem na página de cada produto participante da \n Black Friday, identificados pelo selo, o Descontômetro, ferramenta que \n possibilita o cálculo da economia em compras durante o evento, \n divulgando o histórico de preço daquele produto, em reais. Além disso, \n as companhias estão com suas Centrais de Relacionamento com o cliente \n ativas durante as 24 horas do evento, por meio dos canais de atendimento\n como telefone, chat e televendas. As redes se mantêm a disposição pelos\n telefones: www.extra.com.br: (11) 4003-3383; www.pontofrio.com.br: 11 \n 4003-8388; e casasbahia.com.br: 11 4003-4336", diz nota. A B2W, grupo \n controlador das lojas virtuais Americanas e Submarino, afirmou por meio \n de sua assessoria de imprensa à reportagem do Terra que não vai comentar\n as denúncias.\n \n
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