CG News/AB
ImprimirAgentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias de Dourados decidiram paralisar as atividades na próxima terça-feira (24). A categoria reivindica o cumprimento do piso salarial dos profissionais e promoverá uma manifestação no pátio da prefeitura.
De acordo com o site Dourados News, cerca de 350 trabalhadores devem participar do movimento, conforme previsão da presidente da associação dos agentes comunitários, Silvia Salgueiro. Para ela, o valor recebido atualmente pelos trabalhadores não condiz com o estabelecido na legislação. “Queremos o cumprimento da lei federal 12.994, que define que nosso salário seja R$1.014 o que não vem sendo praticado”, diz.
Ainda de acordo com a presidente do sindicato, a categoria já teria feito várias tentativas de negociação, sem sucesso. “Já buscamos prefeitura, câmara, ministério público estadual e federal, mas alegam que não existe entendimento da lei federal por eles, não nos dão um parecer e também não resolvem a situação”, ressaltou.
Segundo ela, há a possibilidade de uma greve caso não haja entendimento depois da paralisação de terça. “Nossa intenção é que, com o movimento, a gestão municipal nos receba e apresente solução. Caso isso não aconteça, vamos nos reunir e assembleia e poderemos aprovar a greve por tempo indeterminado”, avisou.