Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024
Cidades
22/04/2023 08:00:00
Alcinópolis e Laguna Carapã comemoram aniversário neste sábado
Municípios celebram sua emancipação com programação repleta de atrações

CGN/PCS

Imprimir
Obra templo dos pilares localizada na entrada da municipio (Foto: MSTD)

Neste sábado (22), é celebrado o aniversário de duas cidades localizadas no interior do Estado: Alcinópolis, localizada a 120 km, e Laguna Carapã, a 535 km de distância da Coxim. Os dois municípios comemoram o 31º aniversário.

As festividades deste sábado em Alcinópolis contam com o 13º festival de bandas e fanfarras, às 18h. Seguindo a programação, às 22h, será realizado o show de Brenno Reis e Marcos Viola.

Localizada na microrregião do Alto Taquari e próximo à divisa com Mato Grosso, Alcinópolis é conhecida como a capital estadual das artes rupestres. A cidade tem como atrações principais grutas, cânions e pinturas rupestres.

O município possui a maior concentração de sítios arqueológicos, ao todo, são 24 e 3 unidades de conservação municipal: Parque Natural Templo dos Pilares, Monumento Natural Serra do Bom Jardim e Monumento Natural Serra do Bom Sucesso.

Foi povoado durante o ano de 1975, quando fazendeiros locais, com o intuito de disponibilizar acesso à educação para seus filhos, contrataram professores particulares. Nesta época, havia grande dificuldade de acesso ao progresso na região, por isso, esse sistema de educação foi seguido durante as décadas de 40 a 70.

Durante a década de 70, surgiu a necessidade de implementar o ensino fundamental na região. Levando a moradora e professora Romilda Costa Carneiro, junto com seu esposo Alcino Fernandes Carneiro, a procurar a Prefeitura de Coxim.

O resultado da iniciativa do casal gerou o desenvolvimento da futura cidade de Alcinópolis, iniciando a abertura de ruas e serviços essenciais. Pouco tempo depois, as primeiras famílias começaram a migrar de cidades vizinhas e outros estados, como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul, para a região.

Em 22 de abril de 1992, aconteceu a emancipação deste território do município de Coxim, pelo governador do Estado Pedro Pedrossian. Atualmente, a cidade possui cerca de 5.849 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2021 divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Laguna Carapã

Neste ano, terá como atrações Munhoz e Mariano, João Neto e Frederico entre outros. A festividade será realizada no Parque de Exposições de hoje até domingo, com entrada franca.

Localizada na região sul do Estado, Laguna Carapã foi criada em 1958 como distrito de Ponta Porã, e apenas em abril de 1992 foi elevada à categoria de município. Atualmente, possui 7.496 habitantes segundo o IBGE.

O comércio e a agricultura são as principais atividades econômicas da cidade, além de ser conhecida pelo concurso do Pé de soja solteiro, que este ano será realizada sua 23ª edição durante a comemoração da emancipação da cidade.

O nome Laguna Carapã é de origem Guarani, que significa ‘lagoa torta', referência a uma lagoa situada na região.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias