Sheila Forato
ImprimirUm canteiro de obras. Assim pode ser definida Coxim. Em várias regiões da cidade é possível assistir a investimentos importantes, obras grandiosas, que vão mudar a vida de milhares de pessoas. Um desses exemplos é a Vila São Paulo, onde a prefeitura está investindo quase R$ 1,2 milhão na rede de esgoto.
Morador do bairro, o vereador Franciel Oliveira (PSB) enfatizou os benefícios do saneamento. Funcionário público com atuação na Vigilância Sanitária, o parlamentar disse que a obra promove a saúde, a partir do momento em que previne doenças, assim como também preserva o meio ambiente.
Segundo o diretor Executivo de Planejamento Urbano, Reinaldo de Mello, estão sendo construídos 9 mil metros de rede de esgoto, com tubulações de diâmetros variados, sendo 250 metros com 300 milímetros, 1.092 metros com 200mm, 6.200 metros com 150mm e 1.464 metros com 100mm.
Além da tubulação, estão sendo construídos 94 poços de visitas, aquelas caixas com tampa de ferro que servem para dar manutenção a rede de esgoto. O diretor informou que a obra faz parte do Consórcio Vila São Paulo – Piracema, cujas obras totalizam quase R$ 22 milhões em investimentos.
De acordo com o prefeito, Aluizio São José (PSB), o investimento na Vila São Paulo vai beneficiar diretamente 366 famílias. Ele conta que 20% a obra já foi executada e a previsão de término é o segundo semestre deste ano.
Apesar de ser uma cidade centenária, Coxim recebeu poucos investimentos em saneamento básico. Até meados do ano 2000 a cidade tinha apenas 147 domicílios ligados em rede de esgoto, no Jardim dos Estados, mais conhecido como BNH. Depois foram feitas as redes no Santa Maria, Flávio Garcia e Jardim das Estrelas.
Levantamento feito pelo Edição MS demonstram que, atualmente, 1.223 residências estão ligadas a rede de esgoto. Desse total, mais da metade foi beneficiada no ano passado, com as ligações do Flávio Garcia. A explicação para o investimento insignificante ao longo de mais de 100 anos é simples. É uma obra que não se tira dividendos, principalmente políticos, por isso, muitos administradores não tem interesse em investir no esgoto.
Sem contar que a obra causa transtornos a população e acaba sendo enterrada, ou seja, não fica a vista para que um administrador possa lucrar politicamente. Para Aluizio, é preciso ter o entendimento de que é um investimento necessário, que leva qualidade de vida a população. “O esgoto tem a função de afastar o contato da população com dejetos, que acabam sendo vetores de doenças”, ponderou o prefeito.
Aluizio conta que desde que assumiu a prefeitura, em janeiro de 2013, vem trabalhando em projetos grandiosos, que projeta Coxim para o futuro, com investimentos relevantes para alavancar o desenvolvimento. “Estamos fazendo a base, outros projetos de infraestrutura serão consequência num futuro bem próximo”, finalizou o prefeito.