CG News/AB
ImprimirO governo do Estado fará audiência pública no próximo dia 29 de setembro para apresentar detalhes da concessão à iniciativa privada do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal. Com previsão de terminar em dezembro, a obra é executada nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
De acordo com o edital de convocação, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, a audiência será para apresentação dos documentos e “demais informações a respeito da concessão para operação e exploração da galeria de aquários, centro de negócios e o centro de conhecimento e divulgação científica da biodiversidade”.
A audiência será às 14h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. A convocação foi publicada pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente).
Em entrevista no início de setembro, o titular da Semac, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, informou que serão exigidos experiência no ramo e capacidade financeira da empresa. A vencedora vai assumir a gestão e cobrar ingresso para visita ao Aquário do Pantanal. O prazo de concessão poderá ser de até 25 anos.
O governo também vai exigir participação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do sul) e Embrapa Pantanal. Outra condição é que tenha dias de visitas gratuitas para alunos de escolas públicas.
A obra física e equipamentos vão custar R$ 155 milhões. Com área de 18.635,90 metros quadrados, o local terá museu interativo e base de estudo da biodiversidade. Em formato de elipse, o Aquário do Pantanal foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake
A obra congrega tecnologia de diversos países. A estrutura metálica veio da Espanha; o forro e a cobertura de Portugal e a filtragem terá consultoria dos responsáveis pelo Aquário de Valência (Espanha). A construção teve início em 2011.