Terça-Feira, 22 de Outubro de 2024
Cidades
30/09/2024 06:29:00
Camapuã e Paraíso das Águas abrem semana comemorando aniversário
Camapuã completa 46 anos e Paraíso das Águas faz 21 anos de emancipação

CGN/PCS

Imprimir
Foto: Arquivo

Dois municípios do Estado fazem aniversário nesta segunda-feira (30). Paraíso das Águas, a 274 quilômetros de Coxim, completa 21 anos, e Camapuã, distante 200 quilômetros, celebra 76 anos de emancipação político-administrativa.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que Camapuã tem 13.920 habitantes. A cidade é conhecida como "capital do bezerro de qualidade", título dado em 2008 pelo Governo do Estado como reconhecimento pelo bom desempenho na pecuária.

A programação de festividades começou na última quinta-feira (26) e se encerra hoje, com a final do rodeio e show com Juliana Monteiro, no Parque de Exposições da cidade. A entrada é gratuita.

Apesar de a emancipação do município ter acontecido só em 1948, a ocupação do território começou no século XVI. Em 1593, jesuítas espanhóis se estabeleceram à margem esquerda do Ribeirão Camapuã, a três quilômetros da atual cidade.

Cerca de 40 anos depois, bandeirantes paulistas destruíram as instalações jesuítas e se estabeleceram no local. A região era rota de passagem para as minas de ouro de Cuiabá. Após o enfraquecimento da mineração, o local foi abandonado pelos paulistas.

A reocupação do território iniciou-se em 1921, quando o Governo do Estado determinou a reserva de 3600 hectares para a criação do distrito de Camapuã, no município de Coxim. A elevação à categoria de município veio só em 30 de setembro de 1948, pela Lei nº 134.

Foto: Governo do Estado

Mais nova

Emancipada oficialmente em 2009, Paraíso das Águas é a cidade “caçula” de Mato Grosso do Sul. O município tem 5.777 habitantes em um território de 5.061,433 quilômetros quadrados, de acordo com estimativa do IBGE.

O processo de instalação do município começou em 2003, com um plebiscito em Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul. De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), 96,34% dos eleitores apoiaram a divisão territorial, com a criação da nova cidade.

Em 30 de setembro de 2003, data comemorada hoje, foi publicado o decreto estadual de emancipação. Foi então que começou uma disputa judicial iniciada pela Prefeitura de Água Clara, que alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) prejuízo na economia por conta da perda de território.

A criação do município foi, então, suspensa por mais de seis anos. A situação só foi resolvida em 3 de dezembro de 2009, com uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski.

Para celebrar o aniversário da cidade, a dupla sertaneja Henrique e Diego se apresentou na cidade em um show gratuito no sábado (30)

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias