CGNews/LD
ImprimirDourados, cidade a 233 km de Campo Grande, notificou 3.341 casos suspeitos de dengue até ontem (29). Conforme o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, 1.403 casos da doença já foram confirmados de janeiro até agora.
A epidemia de dengue que afeta a maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul já matou três pessoas neste ano em Dourados e o número de infectados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já se aproxima do total registrado nos 12 meses de 2015. No ano passado, Dourados notificou 2.980 casos suspeitos de dengue e 1.425 foram confirmados.
Outras doenças – Conforme a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro até agora foram registrados 40 casos suspeitos de zica vírus e 24 de febre chikungunya, também transmitidas pelo mosquito da dengue.
Três casos de zica foram confirmados, um deles uma gestante. O Ministério da Saúde já comprovou a ligação de casos de microcefalia de bebês ao vírus zica. Já a febre chikungunya ainda não tem nenhum caso confirmado em Dourados.
Mutirões – A prefeitura informou que o trabalho de combate ao Aedes aegypti continua através do plano de contingência iniciado em janeiro. Através de mutirões feitos por agentes de saúde, voluntários e homens do Exército, pelo menos 90 mil dos 107.464 imóveis de Dourados foram vistoriados, entre residências, terrenos baldios, comércio e indústria.
Hoje o trabalho é feito em vários pontos da cidade onde foram encontrados focos do mosquito. Amanhã as equipes estarão das 7h às 17h nos bairros Jockey Clube, Estrela Verá, Vila Valderez, Vila Mariana e Jardim Canaã IV, na região leste. No sábado o mutirão chega à Vila Industrial e imediações, das 7h às 13h.