G1/AB
ImprimirO alerta da onde de ar frio para esta terça-feira (16) no Paraná fez com que os moradores de prevenissem para a madrugada mais gelada do ano. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, por exemplo, um cavalo foi flagrado "agasalhado".
Os moradores da cidade também tiveram que tirar os casacos do armário e se proteger contra o frio. No início da manhã, os termômetros marcaram 1ºC . Vários municípios também tiveram formação de geada.
A menor temperatura do estado foi em Palmas, na região sul, onde os termômetros marcaram -2.2ºC. Em Guarapuava, na região central do Paraná, o dia também começou frio com mínima de -1.5ºC. Ainda de acordo com o Simepar, ao menos nove cidades do estado tiveram temperaturas abaixo de zero.
Na capital, às 6h30, a temperatura era de 0,8ºC. Já em Cianorte, na região norte do estado, a terça-feira começou com 2ºC.
No oeste do estado, também não foram registradas temperaturas negativas, mas a geada se formou em vários pontos da cidade. Vários carros, por exemplo, ficaram encobertos pela camada de gelo.
O sol deve aparecer ao logo nas primeiras horas, mas ar gelado deve permanecer ao longo do dia. Contudo, as temperaturas devem aumentar já nesta quarta-feira (17), segundo a meteorologista Beatriz Paz. Na quinta-feira (18), uma massa de ar frio trará chuva para todo o estado.
As mudanças no tempo começaram na sexta-feira (12). A chegada da chuva quebrou o veranico fora de época e, após uma trégua, no domingo (14), voltou a chover forte.
Em várias cidades, os volumes foram altíssimos. Em Palmas, por exemplo, choveu 80 milímetros; em Francisco Beltrão e em Pato Branco, no sudoeste, 70 milímetros; em Foz do Iguaçu, no oeste, 55 milímetros. Os índices representam grande parte do esperado de chuva para todo o mês de junho.