Da assessoria/SF
ImprimirUm dos presentes entregues a população de Sonora, no último dia 03, quando o município completou 26 anos, foi uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Móvel para atender urgências e emergências.
Na tarde desta quarta-feira (25), o veículo ajudou a salvar vidas, após um acidente ocorrido no quilometro 796 da BR-163, entre os municípios de Pedro Gomes e Sonora.
Uma equipe do Hospital Municipal Rachid Saldanha Derzi auxiliou o Corpo de Bombeiros, que conta apenas com uma Unidade de Resgate, na prestação dos primeiros socorros. Ao todo, cinco pessoas ficaram feridas, sendo três em estado grave, conforme a imprensa. As vítimas foram trazidas para o hospital de Sonora, sendo que duas tiveram de ser transferidas para Rondonópolis (MT).
Relatos de profissionais que trabalharam no acidente dão conta de que a UTI Móvel de Sonora proporcionou agilidade no atendimento das vítimas. De acordo com o prefeito Yuri Valeis (PR), o veículo foi adquirido com recursos próprios, provenientes do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano).
"É a primeira vez que a saúde de Sonora recebe uma UTI Móvel, equipada com o que tem de melhor para salvar vidas", garantiu o prefeito, que tem investido muito na frota, principalmente da saúde, desde que assumiu o município.
Segundo a gerente de Saúde, Fátima Valente, Sonora passou a contar com sete ambulâncias, sendo que uma fica no assentamento Carlos Roberto Soares de Melo. Além das ambulâncias adquiridas e recuperadas, a atual gestão também comprou um Fiat Doblô, um Fiat Uno e quatro motocicletas para atender a pasta.