Assessoria/AB
ImprimirO governo do Estado de Mato Grosso do Sul informa que na segunda-feira (8) haverá ponto facultativo para o feriado de carnaval (9), conforme Decreto “E” nº 5, de 27 de janeiro de 2016. O expediente volta ao normal a partir das 13h da quarta-feira (10) de cinzas. As datas são válidas para os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.
Contudo, vale ressaltar que a medida não se aplica a órgãos e entidades que prestam serviços essenciais como o Hospital Regional e a Segurança Pública, por exemplo.
Agepan
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) dá início nesta sexta-feira (5) à operação especial de fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros. Durante todo o feriado de Carnaval, equipes de fiscais da Câmara Técnica de Transportes atuarão especialmente em cinco regiões onde há previsão de grande movimentação de passageiros.
O foco principal da atuação está nos municípios de Jardim, Dourados, Coxim, Rio Verde e Pedro Gomes. A operação começa na sexta-feira, na região de Sidrolândia, local que é acesso para municípios muito procurados como Jardim, Bonito, Porto Murtinho.
Bombeiros
Neste período de carnaval o Corpo de Bombeiros realiza operação de vistorias em todos os locais onde acontecem os festejos: ruas e avenidas, clubes sociais e balneários, com a finalidade de prevenir acidentes. A campanha alerta a população para os cuidados durante o feriado prolongado de carnaval. A estratégia da corporação é o uso do site da internet e redes sociais para conscientizar os foliões para a importância das ações de prevenção.
O foco da campanha são os cuidados com os afogamentos. A orientação é para que a pessoa evite ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água, evitar brincadeiras perigosas em cachoeiras e procurar locais conhecidos para a diversão segura.
Polícia Civil
Com o objetivo de reprimir todos os tipos de crimes e garantir a segurança dos foliões neste período de festas, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagra à partir da zero hora desta sexta-feira (05), a Operação Carnaval que abrange todas as delegacias do Estado.
Este ano o foco da operação da Polícia Civil é a proteção dos patrimônios públicos e privados, bem como a proteção da integridade física dos foliões. Até a próxima quarta-feira (10), delegados, investigadores e escrivães que tiveram as folgas e férias suspensas, intensificam as vistorias em clubes e locais onde acontecem os bailes de carnaval, para verificar todo tipo de documentação, especialmente os alvarás do Corpo de Bombeiros.
A ação será pontual em Campo Grande, cidades sedes das delegacias regionais da Polícia Civil e municípios turísticos, que por conta do carnaval recebem maior fluxo de turistas e visitantes.
PMA
A Polícia Militar Ambiental deu início na quinta-feira (4), a “Operação Carnaval”, que será executada em todos os rios do Estado até o próximo dia 11. Mesmo sendo realizada durante o período da Operação Piracema, iniciada em novembro de 2015, a “Operação Carnaval” mantém o foco principal na prevenção e repressão à pesca predatória.
Além da fiscalização à pesca, outros tipos de crimes ambientais serão fiscalizados, bem como o desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, transporte de produtos perigosos, caça, bem como demais crimes contra a flora e fauna e ainda de atividades potencialmente poluidoras.
Crimes de outra natureza também serão coibidos nas barreiras da PMA, como tem sido feito nos trabalhos rotineiros quando se tem apreendido drogas, armas, contrabando, veículos furtados e roubados e outros.
Detran
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retorna as atividades normais na próxima quinta-feira (11). No dia 10, quarta-feira de cinzas, apenas a Agência Geraldo Garcia, no Shopping Pátio Central, e a Agência Suzana Lopes Sgobbi, no Shopping Campo Grande, funcionarão a partir das 13 horas.