Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Cidades
30/12/2022 12:20:00
Coxim se prepara para contestar Censo 2022, prefeito diz que prévia não condiz com a realidade

Sheila Forato

Imprimir

Desde quarta-feira (28), quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a prévia da população dos municípios brasileiros, com base nos dados coletados até 25 de dezembro pelo Censo 2022, os moradores começaram a questionar os números de Coxim nas redes sociais, principalmente em grupos de Whatsapp.

Foto: Silas Ismael

Segundo a prévia, Coxim tem 32.302 habitantes, ou seja, perdeu 1.245 moradores de um ano para o outro. Esse número não reflete a realidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos, principalmente os municipais. A afirmação é do prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP).

Ele conta que tem uma comissão acompanhando o Censo 2022, justamente para poder contestar o resultado posteriormente. “Já encaminhamos um documento ao IBGE questionando os números apresentados na prévia”, adiantou o prefeito. Edilson acredita que a população de Coxim se aproxima de 40 mil habitantes.

Motivos para se duvidar desses números não faltam. No bairro Jardim Vista Alegre, por exemplo, a maioria dos moradores afirmou que não recebeu os recenseadores, tampouco foram entrevistados por telefone, e-mail ou qualquer outro meio.

As reclamações não se limitam ao bairro citado. Moradores de diversas regiões são categóricos ao afirmarem que ainda não estão fazendo parte das estatísticas. Todos estão sendo orientados a entrar em contato pelo Whatsapp 67 9.8129-2796 para reclamar. E você, foi entrevistado? Caso sua resposta seja não, entre em contato também.

O secretário de Saúde de Coxim, Flavio Dias, está levantando dados de atendimentos realizados pela pasta que possam municiar o questionamento da Prefeitura. O mesmo vai acontecer na secretaria de Educação de Coxim.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias