Midiamax/LD
ImprimirO Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de chuvas intensas e tempestades para o estado de Mato Grosso do Sul válidos até sexta-feira (4) às 10h.
A previsão é chuvas com acumulados entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h, e queda de granizo. Há risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Para as áreas com chance de condições climáticas mais severas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou SMS aos números cadastrados no 40199, avisando a população sobre os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Cerca de 18 municípios das regiões pantaneira, sudoeste e centro-sul estão sob alerta amarelo, que indica volumes menores de chuva, com acumulados de até 50 mm/dia e vento entre 40-60 km/h.
Para sua segurança, as instruções do Inmet são: em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Se houver a possibilidade desligar aparelhos elétricos da tomada e o quadro geral de energia.
Serviço de alerta da Defesa Civil A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul oferece um serviço de SMS que dispara alertas para todos os cidadãos cadastrados.
O acesso ao serviço é gratuito e possui orientações para os cidadãos. Para aderir ao sistema, é necessário enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da sua residência.
A partir disso, seu número de telefone e endereço estarão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas em situações de risco de desastres naturais na região cadastrada.
Além disso, é importante ressaltar que a ferramenta não divulga previsão do tempo, mas sim alertas em situações que requeiram atenção especial ou medidas preventivas.