Da assessiria/LD
ImprimirNo dia 25 de maio comemorou-se o Dia Nacional da Adoção e, para marcar a data na Comarca de Pedro Gomes, o juiz Francisco Soliman promoveu um encontro para lançamento e implantação do Projeto Dar à Luz, em parceria com a rede municipal de atendimento.
A proposta visa acolher mulheres que manifestam a intenção de entregar os filhos para adoção, antes ou após o nascimento da criança, além de promover de forma adequada, acolhedora e nos moldes da lei, a reinserção da criança na família biológica ou em família substituta e, ao mesmo tempo, estimula a autonomia feminina e o respeito à decisão tomada por ela.
Na abertura do evento, o juiz ressaltou a importância do trabalho realizado pela rede de atendimento, já que a maioria dos casos serão comunicados primeiramente a esses órgãos locais, como Conselho Tutelar e CREAS, para que informem ao MP e à equipe do Núcleo Psicossocial que atende na circunscrição. Francisco Soliman destacou que as ações judiciais oriundas do Projeto Dar à Luz, assim como outras que envolvem crianças e adolescentes, terão tramitação prioritária.
No encontro, a assistente social Rita Olinda Diniz Marques abordou os aspectos sociais e jurídicos do projeto, e a psicóloga Thalita Baréa Gazoto de Moraes mencionou os fatores emocionais que podem motivar a decisão da gestante ou mãe em entregar seu filho à adoção. Ambas são da equipe do Núcleo Psicossocial.
Prestigiaram o evento representantes dos órgãos que atuam nas políticas públicas ligadas à saúde, assistência social, educação e segurança pública, bem como representantes de entidades religiosas.