AssessoriaAB
ImprimirEquipamentos de segurança que serão utilizados nos Jogos Olímpicos deste ano, no Rio de Janeiro, serão repassados posteriormente a presídios de Mato Grosso do Sul, por meio de um acordo entre o Departamento Penitenciário Nacional e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o estado receberá 51 equipamentos de segurança, sendo 11 aparelhos de raios-x, 24 portais detectores de metal e outros 16 detectores manuais. “Com isso, iremos ampliar e melhorar o aparato de revista existente em nossas unidades”, destaca.
Conforme Stropa, os aparelhos de alta tecnologia darão mais segurança no ato de revista ao ingresso nos estabelecimentos. “Principalmente em dias de visita, ajudando a dificultar a entrada de materiais proibidos como entorpecentes, armas e celulares”, afirma.
No final do ano passado, lembra o dirigente, a Agepen recebeu do Depen a doação de 12 portais detectores de metal e três aparelhos de raio X, além de banquetas e detectores manuais, que foram distribuídos entre as unidades penais do Estado. “Com essa nova leva, podermos ampliar o número de unidades equipadas com aparelhos detecção e também reforçar nos locais onde já existe”, esclarece.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, é muito importante que o sistema prisional estadual use novas tecnologias, não só em seus maiores presídios, mas em todas as unidades do Estado. “Mais essa conquista é um grande avanço nesse sentido”, afirma.
Confira como funciona cada equipamento:
Sistema de Inspeção de Bagagens por Raio-X – Equipamento de alta tecnologia para inspeção de volumes e objetos. Recursos avançados para detecção de drogas, explosivos, chips de celular e armas. Sistema de identificação de diferentes tipos de matérias através do número atômico. Funções de treinamento do operador com banco de imagens de diversos tipos de ameaças.
Portal Detector de Metais – O portal detector de metal possui sensibilidade personalizável em oito zonas de detecção para maior adequação a diversos padrões de segurança. Além de ampla gama de objetos metálicos, é capaz de detectar pequenas lâminas de material ferroso e não ferroso em diversas orientações.
Banqueta de Inspeção – O detector de metais tipo banqueta é um inspetor totalmente micro processado. É utilizado para inspeção pessoal com a finalidade de detectar objetos metálicos na região pélvica. A detecção ocorre ao sentar na sua base, sem necessidade de desnudamento.
Detector de Metal Manual – O detector de metal manual possui alta sensibilidade, sendo capaz de detectar pequenos objetos metálicos, lâminas e material não-ferroso.