Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2025
Cidades
25/08/2025 15:14:00
Jaraguari registrará ponto eletrônico de servidores por formulário gratuito do Google
Ponto Eletrônico será, provisoriamente, registrado em formulário do Google. Registro contará ainda com confirmação por parte dos superiores do servidor

MMN/PCS

Imprimir

A Prefeitura de Jaraguari, a 195 km de Coxim, registrará o ponto eletrônico do funcionalismo pela plataforma Google Forms. A medida, em caráter emergencial, vigorará até a conclusão de licitação de um sistema próprio. Assim, os servidores farão o registro online, complementado com informações de seus superiores.

O decreto 1.493, de 19 de agosto, consta da edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Ele prevê que o uso do Google Forms terá caráter provisório e emergencial. A plataforma da gigante da internet é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários para criar e gerenciar formulários online.

O decreto tem a assinatura do prefeito Cláudio Ferreira da Silva. Então, ele frisa a possibilidade de o Google Forms coletar informações sobre pessoas e seu uso em questionários e formulários de registro. Isso inclui o registro da frequência dos servidores com discriminação de data, horário e nome do servidor.

Secretários dispensados do ponto eletrônico

Assim, o decreto institui, de forma emergencial, o Sistema de Registro de Ponto Eletrônico via Google Forms. Com isso, fará o registro diário da frequência dos servidores públicos da Administração Direta de Jaraguari. O sistema terá vigência até a conclusão de licitação para compra e implantação do ponto eletrônico biométrico municipal.

O decreto traz detalhes sobre como deve ocorrer o registro e o controle de ponto eletrônico. Assim, o registro da frequência será diário, no início e fim do expediente, plantão ou escala de revezamento, “bem como nas saídas e entradas durante o seu transcurso”. Para tanto, o servidor preencherá os dados do formulário eletrônico “Ponto Digital – Prefeitura Municipal de Jaraguari”, disponível em link da prefeitura.

O formulário exigirá informações como e-mail, nome do funcionário, data, entrada e saída e tipo de registro. Estão dispensados do registro de ponto eletrônico, devido à natureza de suas atribuições, os secretários municipais “e aqueles que, comprovadamente, desempenham suas atividades em serviços externos”. Então, neste caso, exige-se a autorização do secretário competente e o encaminhamento de folha de frequência.

Falhas exigem comunicação ao RH

Eventuais problemas com o ponto eletrônico exigem comunicação ao Departamento de Recursos Humanos no mesmo dia. Então, haverá a substituição pelo controle de ponto manual. Caso isso não ocorra, o servidor terá a falta anotada, com desconto na remuneração.

Por fim, diretores de Divisão, de Departamento e Gerais de cada Secretaria devem enviar, diariamente, memorando à Controladoria Interna, após as 13h. Por ele, confirmarão a entrada e saída dos servidores.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias