Sheila Forato
ImprimirPor volta das 11 horas desta quarta-feira (25), a jovem Ana Paula Fernandes, de 27 anos, registrou um fenômeno raro no céu de Coxim.
Em meio às nuvens carregadas, uma área extensa colorida tomou parte do céu da cidade. O fenômeno é popularmente conhecido como arco-íris de fogo.
Só que não é fogo, muito menos arco-íris. O nome técnico é arco circum-horizontal, um halo de gelo formado por cristais em nuvens chamadas cirrus.
O halo é tão grande que o arco aparece em paralelo ao horizonte. As condições necessárias para formar um arco-íris de fogo são muito precisas. Segundo pesquisa feita pelo Edição de Notícias, o sol tem que estar a uma altitude específica.
Também deve haver nuvens cirrus de alta altitude com cristais de gelo em forma de placa. A luz solar precisa entrar nos cristais de gelo em um determinado ângulo, por isso o fenômeno é considerado tão raro.
Ana Paula estava no quintal da casa do suplente de Senador, Moacir Kohl (PSB), quando notou o fenômeno no céu. Ainda sem saber do que se tratava, ela pegou o celular e começou a filmar. A jovem secretária do lar disse que o fenômeno ficou a vista por aproximadamente 30 minutos. "A impressão é que mudava de forma e cor", explicou Ana Paula.
Confira o vídeo:
Veja algumas fotos registradas por leitores do Edição de Notícias: