assessoria
ImprimirNa última sexta-feira (11), o juiz da comarca de Pedro Gomes, Francisco Soliman, realizou capacitação dos 20 novos conselheiros tutelares que irão atuar nas comarcas de Pedro Gomes e Sonora, a partir de 2016.
Segundo o magistrado, foram abortados os aspectos constitucionais e legais da proteção à criança e ao adolescente, as atribuições do profissional, além da apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Poder Judiciário de MS, como o Projeto Padrinho, o Projeto Dar a Luz, Projeto Minha História, entre outros que vêm melhorando e transformando a vida das crianças e dos adolescentes de Mato Grosso do Sul.
Para o juiz Francisco Soliman, o momento de capacitação é fundamental para estes profissionais. “É importantíssimo para os conselheiros tutelares, que ingressarão no ano que vem, ter o contato com as ideias e dos projetos que o Judiciário tem para a criança e o adolescente. Além disto, esta é uma oportunidade para sanar algumas dúvidas sobre a atuação do conselheiro”, explica o juiz.
A qualidade do profissional que atenderá casos de abusos e abandono, foi outra preocupação do magistrado com este curso. “A expectativa é que estes profissionais, que atuam de forma articulada com as outras instituições de proteção, desenvolvam seu trabalho de forma mais eficiente garantindo os direitos e garantias das crianças e dos adolescentes, inibindo os abusos cometidos nas comarcas de Pedro Gomes e Sonora”.
Também participaram da capacitação a equipe do Creas, Cras e Secretaria Municipal de saúde de Pedro Gomes.