Da redação/AB
ImprimirA CCR MSVia e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizam na manhã desta quinta-feira (26), Feriado de Corpus Christi, a distribuição de mil bafômetros educativos e folhetos didáticos na BR-163/MS. A proposta é reforçar a campanha de combate ao uso de álcool por motoristas durante o feriado prolongado. A ação conta com o apoio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A distribuição de bafômetros educativos acontece a partir das 09h30 em três pontos da rodovia, em frente aos Postos de Fiscalização da PRF dos kms 455 (Campo Grande), 267 (Dourados) e 130 (Naviraí).
Segundo Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia, esse tipo de ação é mais um esforço das instituições e autoridades ligadas ao trânsito no esclarecimento de motoristas e passageiros sobre os riscos de dirigir sob o efeito do álcool.
“Os passageiros também podem ser nossos parceiros nesse esforço, recusando-se a viajar com motoristas que estejam sob os efeitos do álcool”, diz o engenheiro. “Não existe dose segura ao volante; beber com responsabilidade é beber e não dirigir”.
Os bafômetros educativos têm caráter didático. Denominados etilotestes químicos, esses instrumentos descartáveis servem apenas para conscientizar os motoristas de que qualquer quantidade de álcool consumido é absorvida pelo organismo e afeta a capacidade de reflexo. Uma base reagente na forma de cristais identifica a presença de etanol no ar expirado pela pessoa.
Além dos bafômetros educativos, a CCR MSVia, a PRF e a ANTT estarão distribuindo folhetos com dicas de segurança para este Feriadão. Entre outras recomendações, os folhetos sugerem que os passageiros não deixem o motorista consumir bebidas alcoólicas ou não aceitem carona. Se os motoristas forem beber, devem optar por utilizar táxis, ônibus ou pegar carona com quem não consumiu bebida alcoólica.
“Não adianta falar que vai tomar um café forte ou um banho frio; independente da quantidade de álcool ingerido, o risco é o mesmo”, enfatiza Keller Rodrigues.
A CCR MSVia alerta aos motoristas que, independente dessa ação, a PRF continuará com as suas atividades de fiscalização com o uso de etilômetros aferidos e coerção de motoristas que estejam dirigindo sob efeito do álcool.