Da assessoria/SF
ImprimirUma lição de cidadania foi dada pela população de Sonora durante desfile cívico em comemoração aos 26 anos de emancipação do município, na tarde desta terça-feira (03). Apesar de disputar a atenção com o jogo da seleção brasileira, o desfile reuniu milhares de pessoas nas laterais da avenida do Povo.
As crianças dos Centros de Educação Infantil foram as primeiras a encantar os presentes, com temas variados enalteceram a importância do aprendizado na infância. As escolas também deram um show na avenida, assim como os integrantes dos projetos e programas sociais.
Entretanto, quem fez a plateia vibrar foi a Banda Musical de Sonora, que esbanjou talento. Totalmente reestrutura, com novos equipamentos, os integrantes emocionaram ao tocar o Hino Nacional, assim como o clássico Parabéns, entre outras modas.
A costureira Maria de Lourdes Silva Ferreira, de 36 anos, não conseguiu conter as lágrimas ao assistir a apresentação da Banda Musical. "É um verdadeiro presente para Sonora, não esperava uma apresentação tão bela, cheguei a gravar no celular para guardar de recordação".
A família de José Guilherme Farinon também ganhou destaque na avenida, foi mais uma forma de homenagear o pedreiro que ajudou a construir a chaminé da Usina Sonora, fincando raízes no município. Dos sete filhos, quatro atuam na educação de Sonora, além de quatro netos.
A Polícia Militar marcou presença no desfile com o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência) e no palanque com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Adão Rosa dos Santos Gomes e o comandante do Pelotão de Sonora, tenente Márcio Felice Ribas Junior.
O Exército também levantou a plateia da avenida do Povo, com apresentação da Banda Musical fechando o desfile. O vendedor de uma empresa de gás, Augusto da Costa Souza, de 26 anos, ficou maravilhado com o que assistiu. "Não sabíamos que era feriado do aniversário de Sonora, além de fazer entrega aproveitamos para uma espiadinha no desfile, há muito tempo não assistiamos tamanha beleza, um exemplo de amor pelo município", definiu.
No palanque, o prefeito Yuri Valeis (PR), acompanhado da esposa, Calinca Lazzarotto, que é gerente de Assistência Social, esbanjava alegria com o resultado do desfile. "O nível de comprometimento dos participantes, da criança ao idoso, resultou nessa linda festa. Sonora está de parabéns, principalmente pelo seu povo que faz toda a diferença. Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol da nossa gente", enfatizou o prefeito.
Entre os convidados estavam os deputados estaduais Dione Hashioka (PSDB), Felipe Orro (PDT) e Marquinhos Trad (PMDB), o bispo Dom Antonino Migliore, o presidente da câmara, Jansen Peixoto Barbosa (PTB), demais vereadores, representantes do Judiciário, Polícia Civil, empresários representados pelo diretor-presidente da Usina Sonora, Francisco Giobbi, e superintendente Agrícola, Cleiton Jarbas Valeis, gerentes municipais, entre outros.