Luma Danielle com Assessoria
ImprimirO MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) lançará no dia 04 de fevereiro o Projeto Paralelas: Traçando Novos Caminhos. O evento que terá início as 09h30 será realizado pela Promotoria de Justiça de Rio Verde de Mato Grosso.
O público alvo do Projeto são homens autores de violência doméstica e mulheres vítimas de violência nesse ambiente. O evento acontecerá no Plenário do Fórum daquela cidade e está sendo implantado em parceria com o Poder Judiciário local e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo a Promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja, o programa tem como objetivo criar um espaço que possibilite aos homens autores de violência doméstica pensar em seus atos de maneira reflexiva, permitindo uma mudança de comportamento nos relacionamentos a partir do acompanhamento e orientações de profissionais técnicos e, de outro, possibilitar às mulheres vítimas restaurar sua dignidade, autoconfiança e autoestima, desenvolvendo em cada uma a autonomia necessária para romper o ciclo de violência.
Todos os participantes, antes do início dos grupos que serão formados durante o projeto, passarão por uma entrevista para coleta de informações sobre perfil socioeconômico, situação conjugal, atitudes diante de conflitos, violência de gênero e saúde. Tais informações são importantes tanto para o desenvolvimento de grupo quanto para possível acompanhamento para a rede de serviços (assistência social, saúde, tratamento contra o álcool e outras drogas, etc).
O Projeto Paralelas utilizará ações de reflexão de amparo humanizado não só à vítima, como também ao seu agressor, tendo como técnicas a escuta qualificada e a comunicação interpessoal, buscando a resolução de conflitos e, principalmente, a conscientização do ato.