Metro/PCS
ImprimirMoradores do bairro Sumaré, na zona oeste de São Paulo, estão reclamando da falta de iluminação pública na rua Vargem do Cedro. Segundo relatos, o problema teria começado há mais de uma semana, no dia 5 de março.
A jornalista Rose Nogueira, 72, foi a primeira dos vizinhos a contatar a prefeitura, pelo Ligue-Ilume (0800 779 0156), logo no primeiro dia em que faltou luz. Como resposta, foi informada que a situação seria normalizada em até 12h. O problema persistiu e, na sexta-feira (9), voltou a ligar, agora para o 156. Desta vez, foi registrado um protocolo, de número 031835351. "Disseram que a iluminação voltaria em 72h", afirma.
Ainda sem luz, outra moradora, a assistente social Irayde Cunha Rehder, 67, decidiu também fazer sua reclamação e teve um protocolo, de número 0318370040, registrado às 22h37 da última segunda-feira (12). Segundo ela, demorou mais de 10 minutos até que fosse atendida. "O atendimento foi muito ruim e me informaram que isso só seria resolvido no dia 17 de março", conta.
A insegurança assusta a moradora e sua família. "É perigoso, né? Já teve roubo de carro aqui." Seu marido, o publicitário José Ricardo Rehder, 73, concorda: "Com luz, a gente fica com medo. Imagina no escuro?", questiona.
Outras duas moradoras que teriam tentado formalizar o problema pelo 156 sequer conseguiram ser atendidas.
No Portal de Atendimento da Prefeitura, consta que é possível acompanhar a solicitação informando o número do protocolo. O Metro Jornal tentou localizar o documento, mas não obteve sucesso.
Aplicativo
Além disso, também houve reclamações sobre a retirada do serviço de reporte de falta de iluminação no aplicativo SP156, disponível para celulares Android e iOS. Questionada, a prefeitura de São Paulo não se pronunciou até o fechamento desta matéria.
Outro lado
Em nota, o Ilume, do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços e Obras, informou que já agendou uma equipe para comparecer ao local e irá proceder os reparos necessários ou contatará a concessionária Eletropaulo, no caso de ser um problema de energia.
Por telefone, o setor afirmou que o problema já havia sido resolvido, mas não esclareceu o que teria provocado a ausência de luz. De acordo com as moradoras, até a madrugada desta quarta-feira (14) a rua continuava no escuro.
Sobre o prazo de 72h passado para uma das moradoras, a assessoria informou se tratar de um período "padrão" para atendimento dos pedidos.