assessoria
ImprimirA nova sede da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica construída às margens do rio Sucuriú, próximo ao Centro da cidade, será inaugurada neste sábado (29), às 8h30. Moderno e amplo, o prédio de 300 metros quadrados erguido em um terreno doado pela Prefeitura Municipal recebeu investimentos de R$ 350 mil.
O prédio conta com depósito, recepção, sala de guarda, banheiros masculino e feminino, seção de materiais, sala de comando, alojamento, cozinha, sala de gerenciamento de crises e auditório com capacidade para 30 pessoas. A construção foi feita através de parcerias entre o Conselho Municipal de Segurança de Costa Rica (Conseg), Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a nova sede da PMA é de extrema importância para a região do Bolsão. “Muitas cidades do entorno serão beneficiadas com essa obra, que com infraestrutura, permitirá que o Estado, por meio da PMA, ofereça um serviço de melhor qualidade à população, possibilitando que além de reprimir as práticas de crimes, sejam oferecidos à comunidade serviços importantes, como por exemplo, a educação ambiental de crianças e adultos”, destaca o secretário.
Parceiro na construção da nova sede, Márcio Rodrigues, presidente do Conseg, diz ser a nova PMA motivo de orgulho para o Costa Rica, por isso o emprenho do Conselho e do prefeito Waldeli dos Santos Rosa para tornar realidade o que antes era apenas um sonho. "Nada é feito por uma única pessoa, e aqui muita gente colocou a mão na massa para materializar esse prédio”, frisou.
Anderson Ortiz, comandante da PMA no município, lembra que a segurança pública de Costa Rica vive um dos melhores momentos dos últimos dez anos. “A Segurança Pública é dever do Estado, mas é também responsabilidade de todos, por isso unimos esforços para tirar da cabeça os sonhos e do papel os projetos, que começam a fazer parte da realidade dos cidadãos costarriquenses”, diz Ortiz.
Serviços
De acordo com o tenente Anderson Ortiz, com o desenvolvimento do município e da região do Bolsão, por meio da implantação de asfalto na MS-356, interligando Mato Grosso do Sul a Mato Grosso, pelo trecho Costa Rica x Alto Taquari, a circulação diária de caminhões na cidade passou a ser de mais de mil.
Segundo o comandante, são transportados nesses veículos cargas de madeira ilegal, vindas da região norte, e vários produtos perigosos. “É atribuição da PMA combater este tipo de crime, que além de impactar diretamente o meio ambiente, traz danos irreparáveis à sociedade”, destaca.
Outro importante trabalho realizado pela PMA no município e toda a região é o combate à caça e pesca predatórias, especialmente na bacia do Taquari. “Em 2010 quando a PMA chegou ao município, muitas pessoas tinham a cultura de praticar por exemplo a caça e a pesca ilegais, mas nesses últimos anos, com as constantes ações que realizamos na cidade, essa mentalidade está mudando”, finaliza o comandante da PMA de Costa Rica.