CE/PCS
ImprimirFoi divulgado nesta terça-feira (6), pelo Diário Oficial do Estado, que o município de Corguinho foi reconhecido oficialmente em situação de emergência, por causa dos estragos ocasionados pelas chuvas intensas, tanto na área urbana quanto rural.
Com isso, sobe para 23 o número de cidades que necessitam de auxilio do governo estadual, considerando que Mato Grosso do Sul possui 79 municípios. Os pontos mais danificados foram na área rural, com destruição de pontes, estradas e bueiros.
"Considerando que a principal fonte econômica de Corguinho é a atividade agropecuária, os produtores rurais estão impossibilitados de cultivar e escoar a safra de grãos e hortaliças, além de comercializar leite e transportar bovinos para abate", observa o relato oficial.
O parecer técnico foi respaldado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), que recomendou a situação de emergência no prazo de 180 dias. Em razão do cenário local serão convocados voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e para auxiliar na realização de campanhas de arrecadação de recursos para comunidade.
Conforme o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Ferreira Bittencourt, a prioridade no Estado é buscar o reconhecimento federal da situação de emergência, pleiteando recursos para a recuperação dos estragos, além de oferecer ajuda humanitária às famílias.
“A ação prioritária é buscar o reconhecimento federal, principalmente nas cidades com desalojados, desabrigados e feridos. Ontem falamos com a Secretaria Nacional, estamos fazendo gestão para dar celeridade”, explica. Em todo o Estado, mais de 65 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, incluindo 1.027 desalojados e 240 desabrigados.
Tiveram emergência reconhecida pelo Estado áreas urbanas e rurais dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Nioaque, Jardim, Bonito, Bela Vista, Antônio João, Caracol, Coxim, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Amambai, Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Japorã, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi, além de Corguinho.