CGNews/LD
ImprimirA AEB (Agência Espacial Brasileira) identificou como um tanque de combustível o objeto que caiu em uma chácara em Santa Rita do Pardo, durante a madrugada de domingo. Segundo a assessoria do órgão, como não tem mais utilidade, o destroço é considerado lixo espacial e será recolhido. Ainda não se sabe quando isso será feito.
Conforme a assessoria, a identificação foi feita pela análise da imagem da estrutura, que não é radioativa. Ainda não se sabe de que tipo de equipamento pertence. Uma das hipóteses é que seja parte de um veículo lançador. Nesses casos, normalmente, o tanque de combustível é liberado automaticamente depois que a estrutura atinge uma determinada altura.
A segunda hipótese, segundo a assessoria da AEB, é que o tanque pertença a um satélite e tenha acidentalmente se desprendido durante órbita. Em ambos os casos, conforme o órgão, a chance de o objeto ser brasileiro é quase nula, porque o país utiliza tecnologia de placas solares para mover os objetos que coloca no espaço
Também é bastante difícil saber o local de origem da peça. Mesmo que isso ocorra, como não tem mais utilidade, não deve ser devolvida.
Atração - As luzes, citadas como bolas de fogo por quem as avistou, foram definidas como chuva de meteoros. Leitores do Campo Grande News registraram imagens em diversas cidades do Estado, além de relatos similares no Paraná e no Paraguai.
Conforme o delegado de Santa Rita do Pardo, Rodrigo Camapum, será registrado um Boletim de Ocorrência de achado de coisa. Um relatório vai ser encaminhado à Aeronáutica, que foi notificada ontem sobre a situação. O delegado conta que viu as luzes no céu e que, aparentemente, pareciam bem distantes.