Para proteger o período de Piracema, começa a partir do próximo sábado (5) o período do defeso em todos os rios de Mato Grosso do Sul, inclusive da bacia do rio Paraná. A pesca está proibida em todos os locais até 28 de fevereiro de 2017.
Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar, a exceção vale somente para a pesca de subsistência do morador ribeirinho da Bacia do Paraguai. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver. Neste caso podem ser capturados 3 quilos, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.
A cada operação denominada Piracema, a Polícia Militar Ambiental tem conseguido por meio de fiscalização com inteligência, evitar que pescadores consigam depredar os rios do Estado.
As metas estão sendo alcançadas a cada piracema com o máximo possível de policiais nos rios, fazendo com que as apreensões de pescado caiam em níveis aceitáveis, que é o objetivo da fiscalização, além de manter os peixes vivos nos rios para que cumpram sua função natural de reprodução.