Da assessoria/LD
ImprimirPara evitar medidas drásticas que venham prejudicar o atendimento e a execução de serviços públicos, o prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes se reuniu com secretários municipais, diretores e coordenadores de departamentos para pedir cautela nos gastos com o dinheiro público.
Entre as medidas propostas para a contenção de gastos estão o corte de horas extras, a redução nas compras de material, bem como diárias para viagens, e outros gastos como energia, telefone e ar condicionado, por exemplo. “Somente os gastos necessários para o bom funcionamento dos departamentos deverão ser feitos”, disse o prefeito.
Nos últimos meses os municípios sofreram e ainda sofrerão significativas quedas nos repasses, diante disto, as secretarias municipais deverão adotar imediatamente um planejamento para a realização de contenção de gastos para que a prefeitura possa funcionar normalmente.
Em fevereiro a Prefeitura já havia anunciado medidas para contenção de despesas com pessoal. O intuito foi estar de acordo com os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que no segundo bimestre de 2015 as despesas ultrapassaram 95% do limite legal previsto.
Entre as decisões está a suspensão de concessão de ampliação de jornada de trabalho, a designação de servidores para compor nova comissão remunerada e a conversão de férias em pecúnia, ou seja, receber em dinheiro as férias não gozadas. Outra medida foi reduzir em 50% do percentual concedido de todas as gratificações de produtividade concedidas.