Sheila Forato
ImprimirNa manhã desta quarta-feira (9), o prefeito Edilson Magro (PP) anunciou que vai decretar estado de emergência por conta das fortes chuvas que caíram em Coxim e causou estragos nos quatro cantos da cidade. O anúncio foi feito em reunião com o secretariado e vereadores.
A equipe técnica está fazendo levantamento de toda a situação para que o decreto seja publicado na quinta-feira (10). O prefeito acredita que o governo do Estado reconheça a situação de Coxim e também decrete a emergência a nível estadual.
“Já conversei com o governador Eduardo Riedel por telefone, que se mostrou sensível a situação de Coxim. Com o decreto em mãos vou a Campo Grande angariar recursos na esfera estadual para recuperar a cidade”, adiantou Edilson.
Um dos pontos mais críticos é avenida Mato Grosso do Sul. No local já existia uma cratera, que aumentou com as fortes chuvas de ontem. Segundo a Defesa Civil, em pouco mais de uma hora, na terça-feira (8), choveu 81 milímetros.
Esse trecho está interditado e mesmo assim motociclistas se arriscam passando ao lado da cratera. Veja na foto flagrante feito nesta manhã por nossa reportagem. O risco do asfalto continuar cedendo em volta da cratera é grande, pois a base foi levada pela tubulação da drenagem.
Para resolver o problema da avenida Mato Grosso do Sul o prefeito espera por uma licitação que está sendo feita pelo governo do Estado para resolver o problema de forma definitiva. “Ali precisamos trocar toda a drenagem, feita de tubo armico, e depois recuperar a pavimentação asfáltica. É o mesmo problema da avenida General Mendes de Moraes”, exemplificou Edilson.
O secretário de Obras, Ivaldo Lopes, informou que de imediato, se as chuvas permitirem, a Prefeitura vai trabalhar para dar passagem nos pontos intransitáveis. Ele pede paciência por parte da população, pois, há necessidade da presença de maquinários em todos os bairros de Coxim e infelizmente a secretaria não consegue fazer tudo ao mesmo tempo.