CG News/AB
ImprimirTemporada de cores, calores e chuvas, a Primavera chega às 10h21 da próxima quinta-feira (dia 22) a Mato Grosso do Sul. Na estação, período de transição entre o Inverno e o Verão, é mais frequente a formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva no fim da tarde.
O aumento no volume pluviométrico é consequência da alta na temperatura, que fortalece as nuvens de trovoadas. Em algumas ocasiões, aumentam as ocorrências de raios, ventos fortes e até queda de granizo.
De acordo com o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Coxim, Sonora, Alcinópolis, Cassilândia e Pedro Gomes devem apresentar temperaturas entre 37ºC e 40ºC em outubro. O mês deve ser o mais quente do ano, com possibilidade de calor acima de 38ºC à sombra.
Conforme o prognóstico para a nova estação, a região Sul deve ter valores dentro à acima das médias pluviométricas nos meses de outubro e novembro. Em dezembro, fica dentro da média.
Com variação intensa, as chuvas podem provocar enchentes e inundações nas bacias em Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica. Além do extremo Sul, entre Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi e Naviraí.
Na região central, em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana e Sidrolândia, essas condições têm 80% de chances de acontecer. Em contraste, as regiões Norte e Nordeste podem ter chuva abaixo da média. A Primavera termina em 21 de dezembro.