Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024
Ciência e Saúde
24/04/2015 07:00:00
Anticoncepcional masculino em gel está em fase de testes e promete ser acessível

Correio do Estado/LD

Imprimir

Finalmente um método contraceptivo para ser utilizado por homens. O produto está em fase de testes e segundo os cientistas, o remédio não tem contraindicações e não modifica a produção de hormônios masculinos.

O gel, chamado Vasalgel, foi desenvolvido pela Fundação Parsemus, dos Estados Unidos, e deve ser aplicado nos vasos onde ficam nos testículos.

O gel bloqueia a passagem dos espermatozoides, como se o homem tivesse feito uma vasectomia.

"O Vasalgel tem ação prolongada. É um contraceptivo não hormonal semelhante à vasectomia, mas com uma vantagem significativa: é provável que seja mais reversível", afirma a Parsemus, em nota.

A diferença é que a situação pode ser revertida com a aplicação de uma injeção de bicarbonato de sódio no local.

"Homens possuem, hoje, basicamente as mesmas opções anticoncepcionais que tinham há cem anos. Ou usam camisinha, ou fazem vasectomia, que é permanente. O Vasalgel trata-se de uma nova opção, reversível e acessível", afirmou Elaine Lissner, diretora da ONG.

O medicamento, que pode funcionar por até por dez anos, tem custo estimado para a comercialização inferior a US$ 400 (menos de R$ 1.300) e deve chegar ao mercado em 2017.

Testes

Até o momento, os testes mostraram que o produto é eficaz em animais, mas as experiências em seres humanos ainda não foram realizadas.

Segundo Elaine Lissner, a expectativa do produto é reduzir substancialmente o número de gestações não programadas.

A Fundação Parsemus é uma organização norte-americana sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de medicamentos com baixo custo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias