AB/LD
ImprimirA Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a publicidade da marca de suplementos "Xô Xuca". Segundo o órgão, a empresa realizava "propagandas enganosas relacionadas à substituição da chuca [gíria para o termo enema, que é uma técnica de limpeza da região anal] e de alegações terapêuticas para doenças graves".
A descrição do produto diz que ele age "tornando o bolo fecal mais unido, evitando assim que deixe resquícios para trás", substituindo o uso da chuca. Além disso, a empresa afirma que o produto auxilia no controle de glicemia e colesterol, diminui o risco de doenças cardíacas, aumenta a resistência às infecções e até mesmo auxilia na perda do peso.
A Vigilância Sanitária determinou que a empresa deve parar de realizar publicidade em seus sites e redes sociais: "Tais determinações se aplicam a todos sites, bem como a todos ambientes de divulgação (mídias sociais, provedor de conteúdos, lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, etc.) sob responsabilidade da empresa em epígrafe."
A reportagem tentou entrar em contato com a Xô Xuca, mas ainda não recebeu retorno. Este espaço segue aberto para manifestação.