CGN/LD
ImprimirO boletim da Secretaria de Estado de Saúde com os dados da Covid da nona semana de 2024 aponta a ocorrência de oito mortes pela doença no período. É o maior número em uma semana neste ano. Antes, no primeiro boletim do ano constavam seis mortes e na quarta semana foram cinco.
Apesar disso, o boletim contabiliza 11 mortes, por atualizar os dados antigos confirmados agora, como uma morte ocorrida no ano passado. O óbito, do começo deste mês, mais recente é de um morador de Batagaussu, de 53 anos, imunossuprimido. Do final de fevereiro, consta outra vítima com a mesma idade, uma mulher, de Costa Rica, sendo apontada como hipertensa. Os demais óbitos são de pessoas idosas, com comorbidades relatadas. Seis mortes são dos últimos dias de fevereiro. O número total neste ano é de 34 pessoas que perderam a vida com a doença.
O boletim aponta, também, a confirmação de 1.156 casos, com Naviraí à frente, somando 79 novos casos; depois, Chapadão do Sul, com 73; Dourados, com 70. Campo Grande teve 40 casos confirmados na semana epidemiológica, na sétima posição. Considerando um acumulado de casos, os municípios que enfrentam a maior letalidade são Japorã, com 5,2% e Aral Moreira, com 4,9%, ambos na região de fronteira.
O levantamento da Saúde revela que o Estado tem cobertura vacinal 79,8%, um pouco abaixo da média nacional, que é de 84%. Os números vão consolidando a importância da vacina para prevenir formas graves da doença. No ano passado, por exemplo, constam 220 óbitos; no ano anterior, foram 1.206.