Midiamax/LD
ImprimirMais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com coronavírus, causador da Covid-19, foram entregues na manhã desta terça-feira (21) na Santa Casa de Campo Grande, com isso o hospital agora soma 20 leitos para casos da doença.
A entrega é uma parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. E segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), essa é uma medida de prevenção para evitar maiores prejuízos.
“A partir do momento em que a cidade atinge 83% de ocupação dos leitos, existem protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e um deles é o aumento dos leitos. Essa é uma medida de preparação para não correr atrás do prejuízo”, disse Marquinhos.
Segundo ele, atualmente Campo Grande tem 288 leitos de UTI e na Santa Casa são 87. “São 67 para casos que não sejam Covid e mais 20 para casos de Covid. Com isso são 87 leitos na Santa Casa e Campo Grande está recebendo pacientes de outros 34 municípios”, explicou.
“Atualmente temos 25% dos leitos vazios. São medidas de antecipação. As pessoas estão desrespeitando o isolamento, mas o Município está sempre um passo à frente evitando os prejuízos”, completou Marquinhos.
Santa Casa
Para o presidente da Santa Casa Heber Xavier, os novos leitos são para oferecer um melhor atendimento aos pacientes.
“A demanda lamentavelmente não está definida, muda a cadadia. Está medida é de retaguarda e todos os hospitais estão fazendo. Não deixamos de dar assistência aos acidentados, por exemplo. No último fim de semana tivemos o aumento de 30% na demanda de acidentes”, disse.
“Atualmente a ocupação de leitos é de 95%. Mesmo sem festa junina, muita gente tem sido vítima de queimadura. O Hospital Regional está mandando pacientes da pediatria e gestantes para a Santa Casa. Quando preencher todos os leitos de Covid, os pacientes também serão mandados para cá”, afirmou.
Outros leitos
Segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, a quantidade de leitos ainda não é suficiente e novas entregas já estão programadas para a próxima semana.
“Essa quantidade não vai ser suficiente, precisamos ainda da sensibilização da população que ainda não contribui. Apesar das medidas a população teima em não ajudar”, desabafou.
“Nesta segunda-feira entregamos cinco leitos no Hospital do Pênfigo para casos de covid e mais 10 clínicos. Para próxima semana serão mais 18 leitos do covid no Hospital Regional e mais 10 no Hospital Universitário”, detalhou Geraldo.
Vale lembrar que na semana passada, foram abertas 37 vagas para pacientes de coronavírus: 20 no Hospital Proncor, 10 na Clínica Campo Grande e 7 no Hospital El Kadri, e garantidos mais 18 leitos de retaguarda no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Com essas vagas, Campo Grande passa a ter 509 leitos nas redes particular e privada exclusivos para pacientes com Covid-19 –175 de UTI e 334 clínicos. Em média, a ocupação de leitos na cidade está próxima a 80%, sendo que no HR tem ficado na casa dos 90%.
Também nesta segunda, a SES divulgou o novo mapa hospitalar de leitos clínicos e de UTI no Estado, que ampliou a estrutura constante no plano de contingência estadual para infecção humana pelo coronavírus. O total de leitos clínicos para adultos é de 710. Há, ainda, 119 leitos clínicos pediátricos, 269 de UTI adulto (16 acima do levantamento anterior) e 9 de UTI infantil (2 a mais).