CGNEWS/LD
ImprimirÀs 23h desta quinta-feira (15) é o horário previsto pelo Ministério da Saúde para chegada a Campo Grande, por via área, da 13ª carga de vacina contra a covid-19. São esperadas 77,9 mil doses, a maior parte da AstraZeneca (46,5 mil) e as 31,4 mil restantes de CoronaVac.
Em razão desse horário, a campanha vai ser retomada só nesta sexta-feira, uma semana depois de ter sido parada, na maior parte das cidades, para o público geral. A distruição aos municípios vai começar as 6h.
Ainda não há definição sobre divisão do quantitativo entre as cidades. A entrega tem ocorrido horas depois da chegada, com a mobilização de equipes da saúde e da segurança.
Em Campo Grande, enquanto não chegam mais frascos da vacina, está sendo concluída a imunização de trabalhadores da saúde dentro das unidades hospitalares e também de moradores de quilombo, incluídos nos grupos prioritários.
Na semana passada, quando parou à espera de mais insumo, a iniciativa de imunização estava nas pessoas com 61 anos. Falta completar esse público e passar a atender os de 60 anos.
Desde janeiro, quando começou o processo, foram 145 mil pessoas recebendo a “D1” e mais de 50 com as duas doses aplicadas.
No Estado, a imunização atingiu o percentual de 14% da população. Cada cidade define sua estratégia, dentro das previsões do PNI (Plano Nacional de Imunização).