Sábado, 23 de Novembro de 2024
Ciência e Saúde
11/09/2015 14:57:00
Em MS apenas metade do público-alvo tomou 1ª dose da vacina contra HPV

Midiamax/LD

Imprimir

Até agosto deste ano apenas 32,2 mil meninas entre 9 e 11 anos foram vacinas com a primeira dose da vacina do HPV. O número equivale à 50,2% do total, das 64,1 mil adolescentes nessa faixa etária em Mato Grosso do Sul. O problema é que vacinação já está na segunda fase e muitas meninas ainda não foram imunizadas com a primeira dose.

De acordo com o Ministério de Saúde, para que a proteção seja completa a adolescente precisa tomar três injeções num intervalo de seis anos. A segunda deve ser tomada seis meses depois da primeira e última, chamada de reforço, após de cinco anos do primeiro ciclo.

Ainda de acordo com o Ministério, em 2014, quando a vacina começou a ser disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para meninas entre 11 e 13 anos, 121,2% do público-alvo foi atingido, sendo vacinadas 77,1 mil meninas. Porém, apenas 59% destas, o que corresponde à 37,8 mil adolescentes, foram procuraram os postos de vacinação para tomar a segunda dose.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, deu entrevista ressaltou a importância da vacina na prevenção contra o câncer do colo do útero. “Apesar do grande sucesso obtido na cobertura vacinal em 2014, neste ano os números ficaram abaixo do esperado. Por isso, o Ministério da Saúde convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz”, afirmou Chioro.

O Ministério da Saúde está promovendo uma mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

No Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas contra HPV. Isso representa 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes nesta faixa-etária. No ano passado 101,8% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público–alvo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias