CGNews/LD
ImprimirMoradores de 19 municípios de Mato Grosso do Sul, já cadastrados para retirarem gratuitamente medicamentos junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), podem passar a recebê-los em casa ou em seus locais de trabalho.
Segundo informou a SES (Secretaria Estadual de Saúde), essas cidades são: Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Campo Grande, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.
Para contar com o benefício, a pessoa ou alguém responsável por ela precisa ir até uma unidade de saúde, preencher um termo e aguardar uma equipe realizar uma triagem. O interessado receberá uma ligação confirmando a adesão e a data máxima para entrega do medicamento em sua residência ou endereço comercial.
São realizadas 3.036 entregas em todo o Estado atualmente, conforme dados da secretaria. É 6.044 o número total de pacientes cotados, entre os que já recebem e os que aguardam começar a receber.
Expansão - O programa da SES que regula as entregas é o Remédio em Casa. As adesões a ele começaram em fevereiro de 2022.
A pasta pretende expandir o alcance. "A SES espera atingir o maior número de pacientes, tendo em vista que este programa veio para beneficiar os pacientes evitando a vinda dos referidos aos serviços de saúde, que muitas vezes enfrentam filas, e trazendo economicidade ao usuário que precisa se deslocar para retirar seu medicamento", explicou em nota.
Lista de medicamentos -São 135 os remédios disponíveis para entregas aos pacientes, nos 19 municípios adeptos ao Remédio em Casa. Entre eles estão os de alto custo e uso contínuo.
A lista com o nome de todos os medicamentos foi publicada nas páginas 161 a 164 da edição do Diário Oficial do Estado de 13 de abril de 2023.