Sábado, 23 de Novembro de 2024
Ciência e Saúde
05/04/2020 15:00:00
Fake news de caso confirmado de Coronavírus deixa moradores de Coxim em pânico

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução/Facebook/WhatsApp

Uma fake news de caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) em Coxim deixou os moradores de Coxim preocupados. Em resumo, o texto mentiroso diz que neste domingo (5) foi confirmado o primeiro caso em Coxim, numa mulher de 34 anos, identificada como Greice Saraíva.

Além de ter sido espalhado rapidamente pelo whatsapp a fake news também foi postada no Facebook. Numa das postagens identificadas pela equipe da Saúde de Coxim, pela costureira Nena Kuhn, a conta da Vigilância Sanitária pergunta de onde a pessoa tirou a informação.

O Edição MS entrou em contato com a costureira, pelo whatsapp, mas até o fechamento da reportagem ela não tinha respondido aos nossos questionamentos. Continuamos aguardando retorno da mesma.

Num grupo de whatsapp, o gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Candido, desmentiu que em Coxim existam casos confirmados. Segundo o boletim epidemiológico do governo do Estado, deste domingo (5), Coxim tem apenas dois casos suspeitos, porém, a Prefeitura afirma que um desses já foi descartado.

O texto é tão mentiroso que facilmente pode ser identificado como fake news. Ele começa dizendo que o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Mato Grosso do Sul é de Coxim, sendo que em todo Estado já foram confirmados 65 casos e nenhum deles é de Coxim.

Na mesma velocidade em que as pessoas compartilharam a postagem no Facebook elas começaram a apagar. É que os usuários da rede, com senso crítico, começaram a questionar as informações contidas no texto. Dentre essas, o fato de ser o primeiro caso.

Indignadas, outras pessoas pediram para que os usuários das redes sociais se certifiquem da veracidade das informações antes de postar e causar pânico na população, que já vive aterrorizada com essa pandemia.

O gerente da Vigilância Sanitária alertou que a equipe da Saúde está identificando as pessoas que divulgaram a fake news para tomar as devidas providências. Saimon lamentou o fato e disse que isso atrapalha todo o trabalho que tem sido feito pela secretaria de Saúde de Coxim, que tem priorizado a transparência.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias